• Estão abertas, até o dia 30 de agosto, as inscrições para a I Escola Paranaense de Aplicações de Nêutrons no Agro, Medicina, Indústria, Energia e Novas Tecnologias. O evento, promovido pelo Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero Carbono (EZC), é dirigido a estudantes de mestrado, doutorado e recém-doutores (até 5 anos).
  • As inscrições para o Globalink Research Internship - GRI, mobilidade para o Canadá abriram nesta quarta-feira (06). O prazo de inscrição vai até 7 de setembro, para a mobilidade em 2026. Com o objetivo de apoiar estudantes do Brasil e do Canadá a participarem de estágios de pesquisa acadêmica e industrial sob a supervisão de professores das universidades desses países nas mais variadas áreas acadêmicas, desde ciências, engenharia e matemática a humanidades e ciências sociais, a Fundação Araucária possui uma parceria com a Mitacs Globalink Research Internship que foi iniciada em 2020.
  • A invasão da Rússia à Ucrânia, em fevereiro de 2022, modificou o destino de milhões de famílias. Entre elas, estão as de 24 cientistas que, após o início da guerra, vieram para o Paraná, onde puderam recomeçar suas vidas como professores e pesquisadores em universidades paranaenses, graças ao Programa Paranaense de Acolhida aos Cientistas Ucranianos, do Governo do Estado. Algumas dessas histórias são retratadas no documentário Rodyna, lançado nesta quarta-feira (30) na Cinemateca de Curitiba.
  • Com o objetivo de capacitar as novas gerações para serem agentes de transformação do mundo, tendo como ponto de partida desafios sociais complexos, dez alunos – cinco do ensino médio e cinco da graduação – estão participando da 6ª edição do Sustainable Living Innovators (SLI),em Matosinhos – Portugal.
Internacionalização

Araucária Internacional

iAraucária

iAraucária

Rotas 2040

Paraná 2040

Cátedra

Cátedra Araucária

Ucranianos

Cientistas Ucranianos

Internacionalização

Araucária Internacional

O Programa de Internacionalização da Fundação Araucária visa implementar atividades de apoio ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio de parceiros internacionais, focado em regiões estratégicas para o desenvolvimento da CT&I do Paraná.

Acessar >>

 

iAraucária

iAraucária

A plataforma iAraucária apoia o engajamento dos atores de ciência, tecnologia e inovação, ofertando serviços de inteligência territorial, com uso de Big Data e Inteligência Artificial, bem como oferta fomento para todos os parceiros. Abaixo alguns números que explicam o apoio da Araucária e a dimensão do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.

Acesse

 

Rotas 2040

Paraná 2040

Confira os resultados do projeto "Paraná 2040 – Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação". Iniciativa da Fundação Araucária realizada em cooperação técnica com o Observatório do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Saiba mais »

escola doutoral

Cátedra Araucária

A Cátedra Araucária visa estimular e integrar as pesquisas científicas e a inovação técnica focadas no desenvolvimento territorial sustentável, tendo como referência geopolítica o Eixo Capricórnio em um contexto de mudanças climáticas e de transformação digital. 

Acessar

Ucranianos

Cientistas Ucranianos

As Ações de Acolhimento e Manutenção dos Cientistas Ucranianos tem o objetivo humanitário de receber pesquisadores e suas famílias, integrando-os a partir da vivência acadêmica e social; oportunizando a integração entre a cultura ucraniana e a brasileira, com a transformação da pesquisa em ações para o desenvolvimento social da comunidade paranaense. Veja aqui tudo relacionado a esta ação humanitária do Governo do Paraná por meio da Araucária:

Saiba mais »

PDI Brasil e Mundo

  • Energia, construção, mobilidade e saúde. São estas as quatro áreas que estruturam a vida humana, aqui e em qualquer outro lugar do universo. Foi a partir delas que os 29 jovens do programa SLI – Sustainable Living Innovators aceitaram o desafio de imaginar como seria viver na Lua. Não como um exercício de ficção científica, mas como um laboratório de ideias com impacto direto na Terra.
  • Na noite deste domingo, 13, foi realizada a solenidade de abertura do maior evento científico do Brasil, a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC 2025). No momento em que o país está sob ameaça dos EUA de taxação de 50% dos produtos nacionais, o tema central “Progresso é Ciência em Todos os Territórios” é oportuno para assegurar à sociedade que é fundamental continuar a investir em ciência, tecnologia e inovação como estratégia para garantir a autonomia e soberania nacionais diante das ameaças internas e externas.
  • O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) publicou, nesta quarta-feira, 9 de julho, um manifesto das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) em defesa de parcerias federativas justas na área de Ciência e Inovação.
  • Com o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS estimulando os complexos econômico-industrial de saúde locais e a continuidade de projetos do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde - PPSUS, foi lançada nos últimos dias, a chamada pública nº 10/2025 - PPSUS - INOVAÇÃO, promovida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/CEIS/MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. As submissões das propostas podem ser realizadas até o dia 15/08.

Consultar Protocolo

Pesquise o cadastro e histórico do andamento de processo do Sistema Integrado de Documentos em Tramitação na Administração Estadual.

Registrar Protocolo

Cidadãos, empresas, órgãos e entidades públicas podem fazer solicitações a qualquer órgão do Governo do Estado pela internet.